domingo, 11 de março de 2007

Curso de Formação

No dia 11 de Março estivemos reunidos em Coimbra cerca de trinta militantes e simpatizantes da ACR para aprofundar um pouco o nosso SER cristão. Foi mais um Curso de Formação Espiritual e Apostólica. O Pe. Luís Miranda, convidou-nos a contemplar Jesus Cristo pelos olhos de João e Maria ao pé da cruz (cf. Jo 19, 25-27).

Descobrimos (e relembrámos) ao longo do dia o Amor de Deus como nos é apresentado por S. João – um amor “loucamente apaixonado”. O Cristão que experimenta a Amor de Deus vive o Amor, a Verdade e a Simplicidade. E estas três coisas levam à Alegria do coração.

Contemplando a cruz de Jesus pelos olhos do “Discípulo Amado” (o que vive com Amor, Verdade e Simplicidade) somos desafiados a olhar o mundo pelos olhos de Jesus: A dar testemunho de Jesus com Verdade e não com “palavreado” e “cartilha”.

Tivemos depois tempo para nos colocarmos diante de Jesus, contemplando-O e escutando-O...

Com Maria de pé junto à cruz, observámos a sua disponibilidade para fazer caminho. Disponibilidade essa manifestada desde a Anunciação do Anjo Gabriel.

Quando uma pessoa se dispõe a caminhar dispõe-se a crescer. Deus chama-nos para o desconhecido e nós temos sempre medo do que não conhecemos... Mas Deus chama-nos para o desconhecido, não para o incerto! Deus chama-nos à Felicidade, e caminha connosco!

O Magnificat é o hino de Maria à ALEGRIA! Mas uma ALEGRIA com história, com sumo! Já nas Bodas de Caná, Maria dá-nos o seu testamento: “Fazei como Ele vos disser...”.

O convite de Deus é a uma caminhada, para irmos entrando na intimidade com Jesus Cristo.
Somos chamados à Compaixão (darmo-nos a nós próprios e ao que nos faz falta), à Humildade (diante de Jesus somos discípulos e não mestres) e à Alegria/Esperança (olhar o mundo e descobrir os sinais da graça de Deus).

Sem comentários: