sábado, 2 de maio de 2009

O bom Pastor


Hoje recordo-me dos dias em que fui convidado a ficar a olhar pelas ovelhas do meu avô. Não era nada fácil... as ovelhas só gostavam de andar onde não deviam. Não paravam sossegadas, anadavam sempre a fazer disparates, a comer o que não podiam, a estragar o que custou tanto a arranjar...

Mas apesar de tudo, eram momentos em que parecia que o tempo parava, tal não era a paz de espírito que sentia.


Hoje vejo claramente... elas comportavam-se daquela maneira, não por ser bom ou mau para elas, mas porque elas não me conheciam, era apenas um ser estranho no mundo delas... e então faziam aquilo que sempre fizeram.



Vendo isto, consigo imaginar um pouco a vida de Jesus... alguém desconhecido que, pouco a pouco, foi entrando na vida das pessoas, foi conhecendo-as, foi amando-as... foi demonstrando pouco a pouco o quanto Deus nos ama, a forma como nos guia, como nos conduz para um projecto de plena felicidade. E era assim que as pessoas pouco a pouco o iam escutamdo e seguindo.


Sabem... é tão bom perceber que não é o pastor que obriga as ovelhas a seguirem o seu caminho, muito pelo contrário... indica-lhes as melhores pastagens, e são elas que escolhem para onde e por onde vão. O Pai também assim faz... indica, mostra o quanto é bom amar, viver uma vida em constante relação, em dom, em graça... depois a forma como cada um vive essa vida, a forma como cada um chega a esse fim... está dependente apenas de cada um, das suas escolhas.



Mas porquê bom pastor? O que faz dele bom ou mau? O que faz dele pastor?



O irmão João fala-nos assim de Jesus:


«Eu sou o bom pastor. O bom pastor dá a sua vida pelas ovelhas. O mercenário, e o que não é pastor, a quem não pertencem as ovelhas, vê vir o lobo e abandona as ovelhas e foge e o lobo arrebata-as e espanta-as, porque é mercenário e não lhe importam as ovelhas. Eu sou o bom pastor; conheço as minhas ovelhas e as minhas ovelhas conhecem-me, assim como o Pai me conhece e Eu conheço o Pai; e ofereço a minha vida pelas ovelhas. Tenho ainda outras ovelhas que não são deste redil. Também estas Eu preciso de as trazer e hão-de ouvir a minha voz; e haverá um só rebanho e um só pastor. É por isto que meu Pai me tem amor: por Eu oferecer a minha vida, para a retomar depois. Ninguém ma tira, mas sou Eu que a ofereço livremente. Tenho poder de a oferecer e poder de a retomar. Tal é o encargo que recebi de meu Pai.»



Sabem... nas palavras sábias de João consegui perceber um pouco melhor o porquê de ser pastor, o porquê de ser bom.

Poderia continuar mas... vou deixar que sejam vocês a fazê-lo.


Que o pastor nos continue a mostrar sempre as melhores pastagens e que nós estejamos sempre dispostos a construir caminho para chegar a essas pastagens.




Sabes Abbá... o mais belo jardim para o qual nos chamas, apesar de garantido, ainda está longe. Ajuda-me apenas a construir este caminho de dom, de graça, de entrega, ... só assim serei verdadeiramente feliz, só assim te conseguirei encontrar e amar.

1 comentário:

Pedro disse...

Hoje tive uma surpresa muito agradável quando cheguei aqui e encontrei este texto.
Muito Obrigado pela tua partilha, que saibamos descobrir para onde nos leva o Nosso Pastor e que nos deixemos conduzir por ele.